Você conhece pessoas que vivem apresentando resistência diante de
novas ideias, soluções ou mudanças?
Por: Cersi Machado
Aquelas pessoas que na maioria das vezes são do “contra”, e
dificilmente contribuem para inovar? Quando surge uma nova ideia, ou um novo
trabalho, muitas pessoas acabam se mostrando acomodadas e resistentes para
aceitar o que é proposto, utilizando a expressão “AH, MAS”. Por exemplo, quando
um novo sistema de gestão é divulgado, alguns já dizem “ah, mas isso não vai
dar certo”, “ah, mas vai dar muito trabalho” e assim por diante. São pessoas
que começam a colocar obstáculos antes mesmo da aplicação de qualquer novidade.
É claro que ter senso crítico moderado é importante. Em muitos
casos o indivíduo pode usar a expressão “ah, mas” porque está enxergando algo
que os outros não estão vendo, e isso deve ser avaliado para encontrar uma
solução, ou ajustar um planejamento. Porém, antes de usar o “ah, mas” devemos
acionar o senso realista e não o pessimista.
Se uma mudança for necessária devemos analisá-la, mas com a visão das
possibilidades e não com uma visão de contrariedade. Os profissionais que são
verdadeiramente comprometidos estão sempre engajados para contribuir com o
sucesso da empresa. Ao invés de utilizarem a expressão “ah, mas”, eles pensam:
“como podemos executar da melhor maneira?”
“Torne-se um possibilitado. Não importa o quão escuras as coisas pareçam ser ou realmente sejam, levante sua mira e enxergue as possibilidades - sempre veja-as, pois elas estão sempre lá.”
(Norman Vincent Peale)
Você pretende se destacar em seu trabalho? Quer ter um marketing
pessoal positivo? Então, quando não concordar com algo, ou quando enxergar os
obstáculos de uma nova atividade, apresente soluções para agregar valor e não
fique apresentando impossibilidades. Fazendo assim você estará contribuindo com
novas possibilidades e mostrará preocupação, comprometimento e otimismo, sem
deixar de ser realista.
Lembre-se que o “mas” é uma conjunção adversativa, então, quando
ele é pronunciado nega tudo o que foi dito antes. Por exemplo, se alguém diz
“quero fazer outra faculdade, mas não tenho tempo”, ou, “vamos qualificar
nossas equipes, mas”... O “mas” demonstra restrição e impossibilidade quando
não é bem empregado, principalmente se o tom de voz passa uma mensagem de
resistência ao que está sendo proposto.
Caro leitor, não seja mais um
profissional do contra, enxergue as possibilidades, pois devemos sempre olhar
para frente, acreditando que é possível inovar. Tenha uma atitude proativa e
elimine qualquer expressão que demonstre resistência e acomodação de quem não
quer mudar. Substitua o “ah, mas” por “vamos conseguir”, “porque não”, “como
posso dar minha contribuição”, etc. Seja um profissional agregador de soluções,
pois as empresas não querem ter pessoas que empacam a inovação e a
criatividade. Pense nisso.
“Não devemos ter medo das novas ideias! Elas podem significar a diferença entre
o triunfo e o fracasso” (Napoleon Hill).
Fonte: PROAGIL Informativo Eletronico