quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INICIE BEM 2014!

INICIE 2014 COM UMA GRANDE CONQUISTA NA CARREIRA; 
AINDA HÁ TEMPO!

Mais um ano está chegando ao fim. E como de costume é hora de reavaliar a rotina, reconhecer as conquistas e planejar novos objetivos a serem atingidos no ano novo que se aproxima. Para auxiliar, a coach e especialista em carreiras Ana Paula Platt, de Florianópolis, reuniu algumas dicas e orientações que podem fazer a diferença para que qualquer profissional dê uma reviravolta em sua carreira profissional e inicie 2014 com novas oportunidades e conquistas.

1: Investigue os seus talentos inatos
Atualmente existem no mercado várias ferramentas de assessment que podem lhe apoiar neste processo. Outra forma de descobrir seus talentos é analisar a sua vida desde a sua infância até os dias atuais, e tentar recordar quais as suas brincadeiras favoritas, quais os seus programas favoritos na televisão, que tipos de livros prefere ler, que atividades você demonstra facilidade natural para desempenhar, o que fazem as pessoas que você mais admira. Torne-se um Sherlock Holmes de si mesmo, investigando suas habilidades, preferências e melhores comportamentos.

2: Faça um brainstorm de possibilidades para colocar em prática diariamente os seus talentos
Uma pesquisa do Instituto Gallup levantou que somente 20% dos profissionais colocam em prática diariamente na sua atual profissão o que de melhor sabem fazer. Imagine como seria o desempenho das organizações e o nível de realização dos funcionários se todos conseguissem colocar em prática diariamente o seus grandes talentos.

3: Concentre suas ações para transformar seus talentos em pontos fortes
Trace um plano de ação para adquirir conhecimentos técnicos e práticos que potencializem ainda mais os seus talentos. Procure modelar pessoas que já alcançaram os resultados que você almeja. Lembre-se: modelar não significa copiar! A autenticidade é uma qualidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.

4: Estabeleça metas para melhorar seus resultados
Defina metas que possam desafiar suas capacidades. Quanto mais específica e mensurável, melhor para que você possa acompanhar os resultados que vêm obtendo. Uma grande dica é transformar suas grandes metas em metas menores que facilitem a visualização e que lhe motivem a dar o próximo passo.

5: Entre em ação
A melhor maneira de aprender é agindo! De nada adianta você estabelecer várias estratégias para melhorar os seus resultados se você não entrar em ação. No entanto, muito mais do que profissionais com iniciativa, o mercado precisa de pessoas com a capacidade de “acabativa”. Para isso, a necessidade de desenvolver inteligência emocional para lidar com os obstáculos que aparecerão pelo meio do caminho.

6: Aprenda a trabalhar em equipe
O relacionamento interpessoal é peça chave na construção de uma carreira exitosa.
Busque desenvolver técnicas de comunicação assertiva e inteligência emocional para garantir a boa convivência em grupo. Aprenda a aceitar e reconhecer a importância dos diferentes perfis. Lembre-se: equipes de alta performance são formadas por talentos diferentes, porém complementares, que atuam em conjunto para a realização de uma visão comum.

7: Tenha atitudes empreendedoras
Adote estratégias de negócio para administrar sua carreira. O cenário atual revela que a carreira tem enfrentado diversas mudanças em torno de suas concepções. Tais mudanças estão pautadas em avanço tecnológico, globalização, agilidade no processo de comunicação, horizontalização, terceirização, sobreposição de funções, aumento da expectativa de vida, desemprego, dentre outros. Diante deste contexto, é relevante refletir e traçar um planejamento de carreira, encontrar uma maneira de colocar em prática, ter a atitude de mover-se rumo à concretização dos objetivos tanto pessoais quanto profissionais.

8: Aprenda a liderar pessoas e a si mesmo
A grande maioria daqueles que almejam alcançar melhores patamares dentro das empresas em algum momento irão se deparar com a necessidade de adquirir habilidades de liderança. No entanto, antes de aprender a liderar outras pessoas precisamos aprender a liderar a nós mesmos a partir do reconhecimento de nossas melhores habilidades e piores debilidades. O mercado atual exige que os líderes assumam o papel de líder servidor, responsabilizando-se pelo desenvolvimento técnico e comportamental das pessoas que compõem a sua equipe.

Fonte: Administradores.com e PROAGIL Informativo Eletrônico