segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

IR 2012

Organização e planejamento na hora de reunir dados para o IR 2012

A organização desses documentos ajuda e muito para que o contribuinte possa fazer uma declaração correta, sem dores de cabeça e até mesmo fugir da malha fina.

A partir do dia 1° de março a Receita Federal estará recebendo as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física IRPF 2012. Mas antes disso, é importante lembrar que os comprovantes de pagamentos, recebimentos e guias que informam o rendimento da pessoa no ano anterior devem estar devidamente separados.

O delegado da Receita Federal do Amazonas, Alzemir Vasconcelos, recomenda aos contribuintes guardar todos os comprovantes logo no início de cada exercício.
“O contribuinte vai precisar saber o que ele recebeu, quais os pagamentos que ele realizou, saber os bens para registrar e as suas dívidas. É importante o contribuinte juntar os informes de rendimento, principalmente se ele tem mais de uma fonte de renda”, informou o delegado.
Vasconcelos lembrou também que até o dia 28 de fevereiro as empresas são obrigadas a entregar o informe de rendimento ao contribuinte, assim como os bancos, que agora podem enviar o documento para o e-mail dos seus clientes.

O delegado citou também os comprovantes de pagamento para plano de saúde, serviços odontológicos, hospitais, psicólogos, pensão alimentícia, doações para instituições de caridade e honorários de advogados como documentos indispensáveis que devem ser guardados, por, pelo menos, cinco anos.

A declaração do IRPF 2012 deve ser feita até o dia 30 de abril deste ano.

Todo esse cuidado com a documentação do IRPF já é uma rotina há mais de 30 anos para a administradora Socorro Corrêa. Ela mesma faz a sua declaração durante todo esse tempo e faz questão de guardar cada comprovante em pastas identificadas.
“Como eu sei que vou precisar, no início de cada ano eu já separo uma pasta para ir colocando. Assim, quando chega a hora de fazer a declaração, tudo fica mais fácil e não levo mais do que duas horas para fazer a declaração”, comentou Socorro.

Erros Mais Comuns na Declaração

Na hora de fazer a declaração, o contribuinte precisa ter cautela, pois pequenos erros, até mesmo de preenchimento, podem fazer a pessoa cair na malha fina. Segundo o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita), informar dados errados pode parecer um gesto simples de se resolver, mas como a declaração é retida, a dor de cabeça pode ser maior.
Outro ponto comum alvo de erros é informar os rendimentos do cônjuge no lugar errado. Os rendimentos do cônjuge devem ficar no quadro de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas pelos dependentes, mas é constantemente confundido.
Deduzir o que não está na lista legal de itens dedutíveis é outro equívoco. O Sindireceita explica que nem toda doação feita para organizações pode ser deduzida do Imposto de Renda, por exemplo.

Inserir o desconto de plano de saúde no desconto autorizado para o titular também é um dos erros mais comuns praticados pelos contribuintes.
Conforme a entidade, planos de saúde são dedutíveis, mas é preciso cadastrar corretamente. Despesas com material escolar e com medicamentos também não são dedutíveis.

Por fim, informar incorretamente os rendimentos de previdência privada, declarar apenas uma fonte de renda quando se tem mais de uma e declarar dependentes sem o devido perfil exigido pela RF são outras falhas citadas. Neste último, excluem-se sobrinhos, por exemplo, exceto quando o declarante possui sua guarda na Justiça.

Caso o contribuinte encontre dificuldades para fazer a declaração sozinho, o melhor a fazer é pedir ajuda profissional. Um contador pode ajudar e muito. No entanto, nesta hora, também é necessário cuidado. Não arrisque em contratar um profissional que ‘acha que sabe’ ou que ‘acha que é fácil fazer’. Os prejuízos poderão ser incalculáveis.

Fonte: http://sindireceitaamazonas.blogspot.com/