segunda-feira, 23 de julho de 2012

DIFICULDADES EM GERENCIAR

POR QUE ALGUMAS PEQUENAS EMPRESAS POSSUEM MUITAS DIFICULDADES EM GERENCIAR SUAS FINANÇAS?

Você já se perguntou por que algumas pequenas empresas possuem muitas dificuldades em gerenciar suas finanças? Afinal de contas, não é raro observar que estas empresas possuem produtos/serviços excepcionais a oferecerem ao mercado, suas vendas estão em uma crescente, porém, a cada ano que passa o mesmo problema sempre aparece, falta de caixa para fazer pagamentos das contas.

Isso ocorre, porque normalmente a área financeira destas pequenas empresas é gerenciada por pessoas de confiança do empresário, como exemplo alguém da família ou um amigo mais próximo que tenha um conhecimento básico sobre finanças corporativas. O que acaba acontecendo é que esta pessoa somente controla as receitas e as despesas, sem fazer uma análise de cada despesa para saber se é necessário mesmo o pagamento dela todos os meses ou se é possível reduzir este custo para aliviar o caixa, já no lado da receita o grande problema ocorre com a falta de um controle mais rígido com relação à cobrança de títulos em aberto por parte dos clientes, como ele se sente desconfortável em fazer tal cobrança, acaba deixando de lado estes recebimentos que é essencial para a empresa, com isso, acaba ficando no prejuízo e sem recursos para a realização de pagamento das despesas na data de vencimento.

Outro grande problema encontrado neste departamento é que estas pessoas não mantém um relacionamento com os bancos onde possuem conta entre outros como deveria, tentando reduzir taxas e verificando melhores formas de empréstimos para a utilização destes recursos para alavancar a empresa.

Por isso, é de grande importância se preocupar com o departamento financeiro de uma pequena empresa contratando um profissional com grande conhecimento, pois a empresa pode possuir um produto/serviço excepcional, suas vendas sempre em uma crescente, mas sem um departamento financeiro organizado não será fácil fazê-la obter um sucesso no médio e longo prazo.

Fonte: Administradores.com.br.