quinta-feira, 16 de agosto de 2012

COMUNICAÇÃO DEFICIENTE

GESTORES FALHAM AO SE COMUNICAR E TREINAR PESSOAS


A comunicação e a capacidade de desenvolver pessoas estão entre as habilidades menos desenvolvidas nos executivos brasileiros, segundo estudo da Fundação Dom Cabral, publicado pelo Valor Econômico.

Por: Alfredo Passos

Estudo da Fundação Dom Cabral, realizado pela professora e pesquisadora, Marta Campello, cujo objetivo foi avaliar o nível de liderança sócio-emocional dos executivos no Brasil, mostra que entre as habilidades menos desenvolvidas nos executivos brasileiros estão a comunicação e a capacidade de desenvolver pessoas.

O estudo envolveu gestores de diferentes níveis e pediu que eles julgassem seus pares, chefes e subordinados.

O resultado mostrou que o maior desafio dos profissionais de Recursos Humanos e das empresas é preparar os líderes para desenvolver pessoas.

O segundo pior item avaliado neste estudo, foi o autoconhecimento, entre as competências pessoais.

E ainda, entre as piores competências dos executivos brasileiros, está a comunicação.

Para a autora do estudo, esta piora se deve ao processo de comunicação através de mídias eletrônicas.

Outros estudos mostram a distância entre clientes e consumidores. Ou seja, falta praticar o TNC (Tirar as Nádegas da Cadeira) para também falar, conversar com seus respectivos liderados e outros colaboradores da organização (grifo autor).

A autora afirma "o fato de o gestor oferecer um grande volume de informações na intranet não significa que a mensagem chegou de forma efetiva aos funcionários", diz.

Entre os pontos positivos concluídos pelo estudo, as habilidades mais bem avaliadas foram a autoconfiança e a automotivação.

Mas, Marta Campello faz um alerta "são qualidades que só podem ser comprovadas em uma grande crise ou desafio. Muitas vezes a imagem de autoconfiança é uma projeção que o executivo faz sobre o outro, mas sem base na realidade".

http://www.valor.com.br/carreira/2785466/gestores-brasileiros-falham-ao-se-comunicar-e-treinar-pessoasixzz23SJfAQbK

Fonte: Administradores.com.br/Valor Econômico.